top of page

Como lidar com os filhos e a família após o divórcio?

Uma das coisas mais difíceis de administrar após o divórcio são os relacionamentos.


Justamente por ser um momento onde os sentimentos ainda estão a flor da pele, é preciso muito cuidado para não tornar as coisas ainda piores. Administrar as famílias de ambos os lados e os filhos é um grande desafio nesse momento.


O casamento acaba, mas o carinho pelos parentes dele(a) não. É possível manter a amizade com os ex-familiares sem criar um clima tenso. Porém, isso depende dos motivos que levaram o casal a se separar e de como era anteriormente o relacionamento com eles. Para os filhos, quanto mais harmonia existir entre os dois lados será melhor, pois tudo que eles precisam nesse momento, é de apoio e carinho, e isso ambas as famílias podem oferecer.


Porém, muitas vezes não é fácil manter esse contato, pois pode trazer constrangimento ou sentimentos dolorosos ainda. Nesses casos, o melhor a fazer é se afastar. Ficar perto da família do ex também pode ser uma forma de não se desligar dele(a) ou de se manter informado(a) de tudo o que acontece na sua vida. É importante fazer uma auto avaliação e tentar perceber se é isso que acontece ou se realmente é uma questão de amizade e consideração por eles.


Tudo irá depender do clima emocional que se estabelece entre o ex-casal após a separação. Quanto mais traumática for a separação, mais difícil será lidar com esses relacionamentos.


Tenho visto alguns casos onde é possível manter o contato, a amizade e o carinho por essas pessoas. Porém, ainda é minoria, o mais comum é o ex-casal manter as rixas e picuinhas depois da separação, como forma de vingança ou punição.


Por falar em vingança ou punição, precisa estar muito claro para o ex-casal também que, apesar de todas as mágoas e problemas que existem entre eles, os filhos não tem nada a ver com isso e não devem ser usados de forma alguma para esse fim. Se existe alguém que deve ser preservado são eles.


Os filhos são a parte mais frágil no momento do divórcio, pois são totalmente dependentes dos pais e auto referentes. As crianças normalmente acreditam que poderiam ter feito algo para evitar a separação ou até mesmo que elas tem alguma responsabilidade para isso ter acontecido.


Se o ex-casal forçar a crianças a escolherem um dos lados, eles podem causar sérios danos psicológicos a elas. Infelizmente, alguns pais não tem noção do quanto as suas atitudes estão machucando os seus filhos.



Criança escondendo o rosto
é preciso muito cuidado para não tornar as coisas ainda piores


Por mais óbvias que pareçam, eu listei algumas atitudes que muitos pais e mães tem após o divórcio, mas que devem ser evitadas, como por exemplo:


- Falar mal do outro para os filhos;

- Atrapalhar ou impedir o contato com as crianças;

- Brigar com o ex e ter "chiliques" na frente deles;

- Falar de intimidades do casal para as crianças;

- Privar o outro de participar de acontecimentos importantes da vida dos filhos;

- Omitir informações sobre a saúde, escola ou outras questões.


Enfim, toda atitude que tiver o objetivo de afastar a criança do pai ou mãe, ou de denegrir a sua imagem deve ser evitada.


Se não é possível o diálogo e a amizade ainda, pelo menos deve existir a colaboração entre ambos a favor da preservação da saúde psicológica dos filhos. Afinal pai e mãe, mesmo que separados, são responsáveis por isto.

bottom of page