top of page

Entenda a diferença entre coaching e psicoterapia

Coaching

Coaching é um processo de desenvolvimento pessoal e psicológico que serve para ajudar as pessoas a ultrapassar as dificuldades tanto na vida profissional como pessoal; a definir novas metas e objetivos para o futuro que estejam alinhados com a missão e valores pessoais; a desenvolver estratégias próprias de comportamento que sejam eficientes dentro da sua realidade e perfil psicológico.


Para isso são usadas técnicas e recursos específicos que mobilizam a mudança de atitude e o desenvolvimento de novas competências comportamentais.


O foco do processo pode ser qualquer área da vida onde se reconheça a necessidade de impulsionar uma mudança, como por exemplo: social; física; relacionamentos familiares; profissional; espiritual, etc.


Normalmente tem a duração de 10 a 12 sessões.



Estradas difíceis levam a lindos destinos
Entenda a diferença entre coaching e psicoterapia


Psicoterapia

A psicoterapia também é um processo desenvolvimento pessoal, mas que pode ter diversos objetivos, dependendo da necessidade de cada paciente. Como por exemplo: auto-conhecimento; restabelecimento da saúde mental; compreensão da psicodinâmica; resgate da espontaneidade e criatividade; cura de traumas, etc.


Esse tipo de processo é para pessoas que estejam passando por sofrimento psicológico ou estejam com sintomas de ordem emocionais ou psiquiátricos, como: ansiedade; depressão; fobias; síndrome de pânico; lutos por alguma perda; dependência de substâncias químicas ou alimentares, etc.


O coaching não é aconselhado para pessoas que estejam passando por qualquer problema de ordem psicológica ou psiquiátrica. O ideal é que as pessoas tratem primeiro essas questões para depois trabalhar dentro de um processo de coaching.


A psicoterapia não tem um número de sessões determinado, pois depende da demanda de cada paciente e da disponibilidade emocional em responder ao tratamento.

bottom of page