Setembro Amarelo®

Setembro Amarelo® é a campanha brasileira de prevenção ao suicídio iniciada em 2015. O mês foi escolhido porque dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.


O mês de setembro começa trazendo uma missão para todos nós: o movimento Setembro Amarelo® de valorização à vida. É um período de conscientização sobre a importância da prevenção ao suicídio.


Existe uma realidade pouco noticiada: todos os anos mais de 1 milhão de pessoas decidem tirar suas próprias vidas. Só no Brasil esse número chega a 13 mil suicídios todos os anos no Brasil. E o pior: registra-se cada vez mais casos, principalmente entre os jovens.


Se considerarmos que cerca de 97% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais, fica muito evidente que essa realidade pode ser evitada. A depressão aparece como primeiro motivo de suicídio, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias químicas.


Hoje já sabemos que a depressão é tratável, que os medicamentos estão cada vez mais eficazes, com leves, raros ou até inexistentes efeitos colaterais.


Sabemos também que os processos de psicoterapia são comprovadamente eficazes no tratamento da doença, e que o ideal é aliar o tratamento medicamentoso com a psicoterapia. Os medicamentos atuam no funcionamento da mente, agindo sobre os neurotransmissores, diminuindo os sintomas da depressão, já a psicoterapia ajudará o paciente a desenvolver mecanismos internos de enfrentamento aos desafios e dificuldades da vida, como também a encontrar novos significados para a sua existência.





Com o objetivo de prevenir e reduzir o número de suicídios, desde 2014 a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente a campanha Setembro Amarelo®. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas os esforços acontecem o ano todo.


O importante é estarmos atentos a quem está ao nosso redor - ou procurar ajuda se você estiver sofrendo. Converse com alguém e peça ajuda, isso não denota fraqueza - muito pelo contrário.


Para mais informações sobre a campanha, acesse www.setembroamarelo.com. Agir salva vidas!