top of page

Você sabe o que é autoconsciência?


Segundo Daniel Goleman, autor da Teoria da Inteligência Emocional, a autoconsciência é a competência mestra que compõe esse conceito. Desde a década 80 essa teoria vem sendo utilizada em instituições de ensino e em organizações. Sua contribuição serviu para trazer evidências científicas do quanto os aspectos emocionais são fundamentais para o sucesso profissional, acadêmico e relacional de todos nós.





Estar autoconsciente é conseguir se conectar com os próprios pensamentos, sentimentos, intenções e motivações. Significa conhecer aquilo que está no seu mundo interior.


Entre os benefícios que a autoconsciência pode trazer para você estão uma melhor capacidade de fazer escolhas que estejam adequadas ao que realmente faz sentido para você, e não baseadas apenas na satisfação das expectativas e necessidades dos outros. Além disso, pode levá-lo a utilizar melhor o seu potencial e ajudá-lo a alcançar um maior bem-estar psicológico.


Ninguém nasce com essa aptidão pronta. Ao longo do crescimento, as crianças e adolescentes são mais ou menos ensinadas pelos pais ou cuidadores a prestarem a atenção no seu mundo interno.


O mais importante é que você ainda pode desenvolver essa competência, não importa a sua idade!


A neurociência já comprovou que durante toda a vida é possível o cérebro se transformar, através de um fenômeno chamado de “neuroplasticidade cerebral”.


Portanto, sempre é tempo de mudar, de ser mais autoconsciente e mais feliz!


bottom of page