Especialidades

Psicoterapia Psicodramática Individual

psicologia e coaching.jpg

“A maior revolução dos nossos tempos é a descoberta de que ao mudar as atitudes internas de suas mentes, os seres humanos podem mudar os aspectos externos de suas vidas.”  William James

A psicoterapia psicodramática se diferencia de outras abordagens porque utiliza, além da conversação, a dramatização de cenas. Esse recurso proporciona acesso maior às emoções e conteúdos inconscientes.  Desde as primeiras sessões o paciente consegue ter novas percepções sobre si mesmo e suas dificuldades.

 

Através da dramatização acontece um tipo de experiência que ultrapassa a realidade, oferecendo ao paciente a oportunidade de experimentar uma “realidade suplementar” (Moreno, 1965).  Nela, tudo pode ser vivido e trazido para relacionar-se com alguém, alguma coisa ou partes do self.  Pode-se viver e reviver cenas que contenham conflitos relacionais, pensamentos, medos, ansiedades ou sonhos.

Tudo o que se passa no psiquismo pode ser dramatizado para que possa ser compreendido e experimentado. O consultório torna-se um pequeno laboratório de emoções e comportamentos novos.

 

Nessa abordagem, a espontaneidade é considerada um dos principais elementos de mudança terapêutica. Ela liberta as pessoas de viverem a mesmice e a repetição de comportamentos automatizados, gerando abertura interior para experimentar a novidade e a autenticidade na vida e relacionamentos.

 

O paciente é desafiado a sair de uma posição passiva e confortável, de quem espera respostas do terapeuta, para ser atuante na busca de entendimento e de soluções para seus problemas. 

 

As principais técnicas utilizadas nessa abordagem são: o “duplo”, que possibilita maior consciência de aspectos reprimidos pela razão; o “espelho”, que favorece percepção distanciada, funcionando como um “eu” observador, e a “inversão ou troca de papéis”, que promove o desenvolvimento da empatia, ao ajudar o paciente a colocar-se no lugar de outras pessoas.

 

Durante o processo de psicoterapia as pessoas vão se sentindo mais fortes e confiando mais em si mesmas. Aos poucos vão readquirindo a esperança e a autoestima.  Aos poucos tornam-se mais conscientes das próprias emoções, conseguindo ter um maior controle sobre elas. Melhoram a capacidade de expressar sentimentos e pensamentos. Desenvolvem a empatia e, com isso, também alcançam um enriquecimento na qualidade das suas relações afetivas

 

O diferencial dessa abordagem é a promoção da integração de aspectos emocionais, cognitivos e físicos, pois o homem é visto e compreendido na sua inteireza e não em partes.

 

Terapia de Casal

“As ações de um casal não são independentes, mas co-determinadas, sujeitas a forças recíprocas que se apoiam ou se polarizam.” Salvador Minuchin

taylor-hernandez-NK-N6coeI5Y-unsplash.jp
psicologia e coaching.jpg

Quando se trata de relacionamento, especialmente o amoroso, cada parceiro tem responsabilidade tanto na promoção do bem-estar quanto nos conflitos e brigas. As ações de um provocam reações no outro e vice-versa. 

 

A maioria dos casais chegam ao consultório tentando mostrar ao terapeuta cada um a própria razão e apontando para o parceiro como o grande culpado. O primeiro e grande desafio é ajudá-los a reconhecer as próprias dificuldades e vulnerabilidades e perceber como isso afeta o parceiro. 

Além disso, cada um traz para o relacionamento a sua personalidade, seus sofrimentos, defesas e influências que recebeu em sua família de origem. Conciliar tudo isso, respeitando os limites do outro, não é uma tarefa fácil. A intimidade pode transformar-se em invasão, enquanto a individualidade pode gerar isolamento e indiferença. Por isso muitos casais passam a viver uma dinâmica de brigas e desrespeito, ao contrário daquilo que sempre imaginaram para si. 

O momento certo de procurar a terapia de casal depende do sofrimento em que as pessoas se encontram e do quanto estão dispostas a investir na relação.

O processo de terapia tem como objetivo ajudar o casal a desenvolver novas possibilidades de escuta, validação das diferenças e de entendimento, favorecendo o aparecimento de sentimentos de admiração e cumplicidade entre o par.

A terapia de casal pode beneficiar casais de namorados, noivos, casais em crise ou mesmo em processo de separação.

 

Terapia Familiar

“O que mantém as pessoas paralisadas é não enxergar sua própria participação nos problemas que as atormentam. O que as liberta é perceber seu papel nos padrões que as amarram.” Salvador Minuchin

psicologia e coaching.jpg

Cada família traz consigo uma história e uma herança psicológica que é transmitida de uma geração a outra.  Além disso, ao longo do tempo as famílias vão estabelecendo um jeito de funcionar e um clima emocional que permeia as relações.  

 

Quando esse padrão está trazendo conflitos, brigas e sofrimento para os seus membros é preciso buscar auxílio para rever o papel que cada um desempenha nesses conflitos.

 

O terapeuta proporciona um contexto em que cada pessoa é ouvida e respeitada pelos demais. Além disso, ele cria a oportunidade de a família inverter papéis através da dramatização. Isso cria um clima lúdico onde a ansiedade diminui e surge a espontaneidade e a capacidade de criar que estavam paralisadas na família, gerando mais reflexão e novas alternativas para resolver os antigos problemas.

 

Psicoterapia Infantil

psicologia e coaching.jpg
psicologia e coaching.jpg

As crianças falam através dos seus comportamentos. Quanto mais nova for a criança, mais ela usará esse tipo de comunicação para mostrar ao adulto como se sente.

 

Em casos como Bullying ou algum outro tipo de abuso físico ou emocional é muito comum que as crianças se calem e passem a ter atitudes diferentes daquelas que normalmente apresentavam. Elas podem ficar mais quietas, agressivas, agitadas, se alimentarem pouco ou em excesso. Qualquer mudança que desperte a atenção dos pais ou da família precisa ser investigada.  

Tudo que acontece dentro da família, de bom ou ruim, afeta o psiquismo da criança, mesmo que nada seja falado abertamente. A criança é muito perceptiva e funciona como uma “esponjinha” captando tudo que se passa ao redor. É claro que ela reage de forma diferente ao mesmo ambiente. Dois irmãos terão percepções diferentes dentro da mesma família, isso dependerá da fase de desenvolvimento em que cada uma se encontra e da sua constituição psíquica.

No trabalho com crianças fazemos uma reunião mensal com os pais e a criança. Na prática vemos que quando existe essa participação a criança corresponde muito melhor ao tratamento.

 

Psicoterapia de Grupo

A experiência de grupo tem sido utilizada com muito sucesso e com resultados excelentes aqui no Brasil e em outros países. Nesse processo, além do psicoterapeuta, os componentes do grupo transformam-se em agentes terapêuticos uns dos outros.

psicologia e coaching.jpg
 

Despedidas e Recomeços

psicologia e coaching.jpg

Esse é um grupo tematizado, tem como objetivo apoiar pessoas a desenvolverem recursos internos que as ajudem a elaborar os sentimentos de tristeza, decepção, revolta, mágoas ou frustração, gerados por aquilo que foi perdido e, a partir disso, recomeçar algo novo em suas vidas.

 

Esse recomeço pode ser devido ao final de um relacionamento; uma mudança de emprego; mudança de cidade ou país; perda de alguém querido ou mudança de profissão. 

Aplica-se a toda situação que envolva perda ou mudança em qualquer área da vida, e que necessite de um esforço para readaptar-se, recriando nova possibilidade de viver e ser feliz.

Os interessados podem entrar em contato. Trabalhamos no máximo com 6 participantes em cada grupo.

Devido ao momento em que nos encontramos, teremos apenas grupos online. Posteriormente abriremos grupos presenciais.

psicologia e coaching.jpg

Coaching

psicologia e coaching.jpg
psicologia e coaching.jpg

Trata-se de um processo de desenvolvimento psicológico que auxilia os clientes a ultrapassarem suas dificuldades, tanto na vida profissional como pessoal, a fim de atingir objetivos e sonhos que estejam alinhados com seu propósito de vida e valores. 

 

O objetivo é ajudar as pessoas a: tomarem consciência do seu mundo interior, suas emoções e pensamentos mais genuínos; a adquirirem um senso de responsabilidade pessoal frente a suas escolhas, saindo de um lugar de vitimização para o de autoria da própria história.

 

Ao longo do processo são mapeadas as competências necessárias a serem desenvolvidas para se alcançar os objetivos traçados. 

 

Além disso, são mapeados os obstáculos ou barreiras psicológicas que possam estar comprometendo o processo transformativo. A partir disso definimos planos de ação que sejam coerentes e possíveis de serem executados. 

 

A cada semana utilizamos tarefas e oferecemos feedback ao cliente. 

 

Utilizamos técnicas e recursos que mobilizam a tomada de consciência, a expressão de pensamentos e emoções e a mudança de atitude. 

 

Trabalhamos com a integração de alguns modelos psicológicos, entre eles estão: a teoria da Inteligência emocional; o Psicodrama e a abordagem Sistêmica.

 

Trabalhamos com tempo determinado, de 12 a 14 sessões, com a duração de 1 hora.

 

Atendo a empresas, grupos, chefias, equipes, profissionais e qualquer pessoa que esteja determinada a melhorar e a fazer mudanças em si mesmas.