top of page

Sucesso e fracasso profissional – como isso afeta a relação?

O sucesso profissional tanto pode ser positivo para o relacionamento de um casal como também pode desencadear grandes conflitos, depende da forma como o casal se relaciona com o “sucesso” e do grau de maturidade para lidar com as diferenças.


Ele pode ser muito benéfico para a relação à medida que contribui para o fortalecimento da autoestima de cada parceiro.


Quando o casal tem um equilíbrio entre o sucesso de um e do outro é muito positivo, pois o grau de sentimentos negativos e conflitos diminuem bastante, pois ambos possuem um nível de gratificação pessoal fora de casa, através das suas realizações, de forma que as trocas entre o casal ficam mais ricas e prazerosas.


Mesmo quando existe uma certa desigualdade entre o sucesso de um e o de outro, se houver maturidade para lidar com as diferenças é possível que a relação não sofra.


Porém, o que acontece é que para se ter sucesso profissional é necessário bastante empenho e um grande investimento de tempo e energia, o sucesso não acontece do nada.


Especialmente com a chegada dos filhos, muitos casais não conseguem administrar os seus projetos profissionais e dar conta desse novo papel juntos. Normalmente, um dos dois diminui o ritmo e a intensidade do seu desenvolvimento profissional para compensar o lado do parceiro que não está contribuindo com a sua parte. Nesses casos a crise conjugal se instala e algo que poderia ser muito positivo se torna motivo de brigas, cobranças, mágoas e até mesmo separações.


Por outro lado, se pensarmos em fracasso profissional e desemprego, é claro que isso diminui a autoestima de qualquer um e reflete na relação. Tudo aquilo que contribui para gerar baixa autoestima em algum dos parceiros gera conflitos e insatisfações no relacionamento.

Porém, se num momento de fracasso profissional o casal conseguir se ajudar e se fortalecer para superar as dificuldades, o relacionamento ganha em qualidade e o vínculo se torna mais forte.


Todo relacionamento passa por momentos de altos e baixos , é inevitável, o que vai definir o quanto essas crise afetam o casal é a forma como eles conseguem lidar com a situação.


Alguns ingredientes contribuem para um enfrentamento mais saudável e positivo nos momentos difíceis, como por exemplo: ter empatia pelo parceiro, humildade, sabedoria, ouvidos, ombros amigos e muito amor.

bottom of page